“Uma voz grita no deserto: preparai o caminho para o Senhor” (Mc 1,3).

1ª Leitura: Isaías 40,1-5;9-11; Salmo 84; 2ª Leitura: 2ª Carta de Pedro 3,8-14; Evangelho: Marcos 1,1-8.

Chegamos ao 2º Domingo do Advento, onde vamos escutar, tanto no Livro do Profeta Isaías, como no Evangelho de São Marcos, a Palavra que anuncia a preparação do ‘caminho’ para o Senhor que vem. Nós também, como Igreja, rezamos: “Que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida” (Oração da Coleta).

A Liturgia da Palavra faz ressoar em nossos ouvidos, o convite do Profeta Isaias:Preparai, no deserto, o caminho do Senhor; aplainai, na solidão, a estrada de nosso Deus (Is 40,3). O Evangelista Marcos anuncia: “Início (ἀρχή - arché) do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (Mc 1,1). É um convite a acolher a Boa Notícia, que agora é preparada pelo Profeta João Batistas, que vai à frente preparando o caminho: “Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, e ele preparará o teu caminho” (Mc 1,1). Esta preparação se dá pela escuta do Senhor: “Uma voz que grita no deserto” é a voz de Deus. É o convite a escutarmos com renovado ardor, a Palavra do Senhor. Experimentamos, em meio às nossas fragilidades e pecados a experiência do ‘exilio’, mas agora chamados a fazer um novo ‘êxodo’, escutando a voz de Deus, que nos conduz à comunhão, à ‘terra prometida’.

O próprio Profeta João, preparando o caminho do Messias, coloca-se num êxodo pessoal, que aponta para a conversão como caminho de salvação. Sua postura está em sintonia com outros êxodos bíblicos. Recorda Moisés, escutando a voz de Deus na sarça ardente: “Deus lhe disse: ‘Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é chão sagrado’” (Ex 3,5). Faz ecoar em nossos ouvidos, as palavras do povo que caminha em atitude de conversão: “Vinde, prostrados adoremos, de joelhos, diante do Senhor que nos criou” (Sl 94(95). Recorda o Profeta Elias diante do mistério de Deus: “Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta” (1Rs 19,13). Assim, será o ‘êxodo’ dos discípulos quando do reconhecimento de quem é Jesus, como na experiência de Pedro: “Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus dizendo: ‘Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!’” (Lc 5,8).

Meus irmãos e minhas irmãs, o Advento, é escutar a Palavra de Deus, disponíveis à conversão e, com o coração dilatado para acolher o Senhor: “Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha, e em paz” (2Pd 3,14).

Deus vos abençoe e vos guarde.

 

+ Carlos Romulo – Bispo da Diocese de Montenegro